sábado, 28 de agosto de 2010

E o último livro de Percy Jackson...

... chega às nossas mãos, após 39389381 de atrasos.

Acho que todo mundo já conhece a história do Percy, um garoto disléxico e que mora com a mãe e o padrasto fedido. Alguns devem ter assistido ao filme. O que importa é, O último Olimpiano, junto com Os arquivos dos semideuses, livro complementar da série, chegaram ao Brasil.

Não digo que Percy Jackson seja o novo Harry Potter, até por que a série já teve um filme meio deixado de lado no cinema, mas, ainda assim, tem bastante potencial. É interessante ver que ainda existe esse tipo de literatura, principalmente se você cresceu com Harry Potter. É uma ótima opção de "primeiro-livro"; não há nada de "sexual" no livro, nenhum vampiro usado como metáfora pra medo do sexo. É, realmente, um livro infantil. Não no estilo de Backyardigans, ou qualquer outra coisa que trate crianças feito retardadas (e faça-as virarem fãs de Restart na adolescência), mas um livro feito pra divertir qualquer pessoa, de qualquer idade. Conheço uma menina de uns oito anos de idade que é fã; eu tenho o dobro e sou fã; o namorado da minha irmã tem um amigo de 30 e poucos que é fã.

Enfim, boa leitura pra passar o tempo.

Se você viu o filme e está olhando de sobrancelhas erguidas, eu explico: tentaram, de uma maneira errada, trazer a história pra um grupo de pessoas mais velhas. Crianças não fazem tanto escândalo quando adolescentes, né. Então, o filme ficou bem mais adulto e perdeu aquele ar gostoso de inocência do livro apesar do logan lerman ser gracinha hã.
Quanto ao estilo de escrita, que muitas pessoas dizem ser ruim, bom... O Percy é um garoto de 11 anos de idade, guys, ele não é nem um pouco maduro. O Rick Riordan teve uma boa sacada quanto a isso, até por que o Percy realmente conversa com os leitores no livro.

Bom, aproveitem a promoção na Fnac e na saraiva! Os quatro primeiros livros tão na média dos 15 reais; o complementar, mais ou menos 20; e O último Olimpiano, 23.

Um comentário:

Rafael disse...

Eu ainda acho um crime uma história que poderia ser tão boa ser trabalhada de uma forma tão... "rasa" pelo autor.
Eu acompanhei a série inteira e vou ler o último. Mas é com muito pesar. A premissa é sensacional, mas sei lá... Faltou aquele "algo mais", aquela mágica.
Não discordo de ti, Aline: É uma excelente leitura, uma história bem interessante, voltada para um público que está tendo um primeiro contato com os livros.
Mas falta profundidade... A meu ver, é o exato oposto do Crepúsculo: Uma história excelente, mais fracamente desenvolvida. Crepúsculo tem uma péssima história, personagens ridículos e tudo o mais. Mas é bem escrito...

Se juntassem a Stephanie Meyer e o Rick Riordan, nasceria a J.K Rowliing. haha.
Mas enfim, vou comprar.

Postar um comentário

Já comentou?