quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dicionário Informal de Palavrões. #1 Porra

Boa noite, senhoras e senhores. Meninos e meninas, moços e moçoilas, heterossexuais e homos, caucasianos e negros, asiáticos e eslavos, libertos e escravos. Haa, que tal a rima, ahn?
Tá, vamos falar sério. Enquanto em uma das minhas milhares de horas trancado dentro de um ônibus, rodando entre a minha casa e o meu trabalho [viagenzinha pacata de 1h, bem tranquilo mesmo...], me veio essa ideia. Fazer uma explanação sobre o uso dos palavrões no nosso vocabulário e no nosso dia a dia.
Quer dizer, todo mundo fala palavrão. Alguns mais, alguns menos, mas ainda assim, todos têm os seus momentos. Na irritação, na frustração, no desabafo, na alegria, na tristeza, ou mesmo em uma conversa coloquial e sem pretensões.
O palavrão está incluso em nossa língua, está disseminado entre os nossos meios de comunicação e, tentar evitá-lo, hoje em dia, já é uma tolice.

Mas, todavia, porém, contudo, existem algumas regras que, inconscientemente, nós criamos para direcionar o bom uso das expressões de baixo calão. Cada insulto tem seu devido significado e, a partir disso, sua correta inclusão em um diálogo, monólogo ou outra forma de comunicação.
E nesta série [que quem me conhece bem sabe que pode vir a acabar hoje mesmo], estarei lhes repassando algumas das regras básicas acerca do significa dos ditos palavrões. Aproveitem!


Para começar, resolvi escolher o palavrão mais comum e com o maior leque de utilizações possíveis do nosso idioma. A "porra".
Todo mundo fala "porra", as crianças, os adultos, a Dercy. É o mais ameno dos insultos e o que se pode usar sem afetar o seu refinamento. Não duvidem quando lhes digo que num futuro próximo, os políticos assumirão seus cargos e em seus discursos dirão:" E eu lhes prometo cumprir cada porra de promessa que eu lhes tenha feito. Porra."
Talvez não, mas ainda assim... Do jeito que tá essa porra minha gente, eu não duvido...

Porra pode ser usada como uma forma de exaltar a sua frase atual, dando ênfase ao que se foi dito:
Essa merda aqui tá uma droga, porra!
Vocês não vão se safar dessa.
Porra!
Eu sei, PORRA!

Pode ser usada também como pronome, ou como substituto para o objeto em questão, ou o alvo do assunto:
Essa porra [ideia] é uma merda.
O porra [João] não tá sabendo de nada.
Que porra [coisa] é aquela?!

Pode ser usada como um adejtivo, na maioria dos casos, soando pejorativamente:
Tá de brincadeira, né, seu porra!
Que postagem de porra!
Aquele porra não tem a mínima ideia do que tá fazendo.

Em muitos casos, é usado como "tapa buraco", sendo colocado em lugares das frases em que a pessoa fica sem saber o que dizer para complementar:
Bah cara... Porra... Tá difícil.

Tem uso também quando se quer expressar uma grandeza incomensurável:
Caralho cara, essa merda é longe pra porra.
Esse jogo tá difícil pra porra.

Se bem que nesse uso, a "porra" perde em utilização para o "Caralho", que é bem mais aceito nesse tipo de expressão. O mais comum seria dizer: "Porra de jogo difícil pra caralho". Mas essa questão será debatida em tópicos vindouros...

Em desabafos ou insultos propriamente ditos, a "Porra" pode ser usada tanto isolada como em conjunto com outras ofensas:
Porra!
Porra do Caralho!
Puta Porra!

E, num nível completamente diferente de domínio do idioma, é possível utilizar a "Porra" como pontuação, empregando-a em substituição a cada quebra de sequência da frase em questão ou como reafirmação da pontuação empregada:
Bah cara... porra... tu acredita que essa merda toda tá acontecendo, porra? Que porra, porra. Não dá pra aceitar uns porras como aqueles, porra, fazendo as porras que eles fazem. Porra?!
É de tirar o cara da porra do sério. Porra!

Acreditem, já vi pessoas falando assim...
E para completar, gostaria de salientar para alguns desavisados que, quando vocês forem escrever "Porra", procurem separá-la do resto da frase com o uso de um ponto [.] ou de uma vírgula [,], afim de evitarem mal-entendidos, tais como estes:
Adoro comer porra.

-Onde eu devo colocar o teu celular?
-Porra no meu bolso.

Porra tem gosto bom.

Tenha cuidado com tais erros, você não quer ficar com cara de idiota, ou coisa pior... Gostar de comer porra... Tenso...

Enfim, num primeiro momento, estes são os principais usos da "Porra" na língua portuguesa. É possível que existam outras utilizações, mas eu já não lembro de porra nenhuma, então... Ficamos por aqui, hoje.

AAAAH sim, existe também uma forma que é pouco utilizada, mas que ainda assim, é necessário ser citada.
"Porra", em alguns casos isolados, pode ser uma referência ao esperma produzido pelo homem, durante a cópula [ou enquanto assistindo algum vídeo das Brasileirinhas...], afim de transportar seus espermatozóides para as fêmeas da espécie e procriar. Mas poxa, ninguém usa a palavra pra esse fim, então nem se preocupe em memorizar.

Então amiguinhos, encerramos por aqui a lição desta semana. Façam seu dever de casa, comam seus vegetais e estejam preparados para a próxima semana.
Uma boa noite para todos, porra! =D

Um comentário:

Ele disse...

Porra, essa série tá boa pra porra.

E é bom que tu continue, seu porra.

/brinks 8D

Postar um comentário

Já comentou?