quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Curiosidades de quarta: ano novo

- Vestir uma peça de roupa que nunca tenha sido usada combina com o espírito de renovação do Ano Novo. O costume é universal e aparece em várias versões, como trocar os lençóis da cama e usar uma roupa de baixo nova.

- Na Escócia, um dos costumes mais tradicionais da festa é o de homens e mulheres que nunca se viram se beijarem na boca. Na Escócia o Ano Novo é conhecido como o Hogmanay, que vem do gaélico oge maidne ("nova manhã"), diferentemente dos outros países de língua inglesa que chamam a data de New Year's Eve ("véspera de Ano Novo").

- As promessas feitas na passagem de ano, tão comuns e tão descumpridas, não são uma tradição recente. Os babilônios já as faziam há 4 mil anos. Mas em vez de resolverem levar uma dieta a sério ou parar de fumar, eles juravam de pés juntos que, tão logo acabassem as festas, devolveriam equipamentos de agricultura que haviam sido emprestados por amigos.

- A música mais famosa do réveillon brasileiro, Adeus, Ano Velho!, foi feita em 1951 por Chico Alves, com letra de David Nasser.

- O último lugar do mundo a festejar o início de um ano novo é a Ilha de Samoa, no Pacífico.

- Todos os anos a comunidade nipônica de São Paulo (SP) realiza no dia 31 de dezembro a Motitsuki. Consiste em uma farta distribuição do moti, bolinho de arroz japonês. Faz parte da tradição comer o petisco no primeiro dia do ano para trazer sorte.

Leia mais: http://lista10.org/semcategoria/10-curiosidades-sobre-o-ano-novo/#ixzz0bBqf4dOZ, http://www.scrapbookbrasil.com/comunidade/showthread.php?t=8080

Feliz ano novo, macacada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?