
Enfim, feliz aniversário Stefanie! Feliz halloween a todos. Já que alguém(s) esqueceu de trazer as curiosidades de quarta essa semana, vou postar no sábado mesmo. Pois, como já dizia Sócrates, cada um no seu qua... Antes tarde do que mais tarde ainda.
Enfim, lá vai:
O nome halloween vem da contração errada de all hallows eve, o dia de todos os santos na igreja católica, comemorado dia 01 de novembro. Mas, no dia 31 de outubro, o verão terminava oficialmente na Irlanda - dia esse que marcava o início do ano céltico e que era comemorado com um feriado chamado Samhaim. Segundo a lenda, os espíritos voltariam àquele dia para possuir corpos durante todo o ano seguinte. Então, os aldeões desligavam as luzes das casas e se fantasiavam, saíam pela vizinhança para amedrontar os espíritos.
O dia era considerado mágico por não pertencer nem ao ano velho, nem ao ano novo. Aos poucos, a tradição religiosa foi virando apenas um cerimonial, levado aos Estados Unidos por imigrantes europeus.
Dizem que Jack, a abóbora, o símbolo mais famoso do halloween, era um fazendeiro que enganou o diabo. Quando morreu, não foi para o céu pois era mau; e nem foi para o inferno por ter enganado o diabo. Por piedade, ganhou uma lanterna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Já comentou?