domingo, 1 de agosto de 2010

Ficha Limpa





Olá, estou fazendo minha primeira postagem por aqui. Eu realmente estou com sono, mas isso não deve ser ignorado.

Como muitos de vocês devem saber, o projeto Ficha Limpa é uma campanha da sociedade civil brasileira com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país.

O objetivo é tornar mais rígidos os critérios de quem não pode se candidatar - critérios de inelegibilidades. Basicamente, se você passou por um processo que foi julgado e assinado, meu caro, você está impedido de se candidatar.

Uma ótima maneira de iniciar mudanças no país... No entanto, existem alguns poréns.


Apesar da idéia ser bem intencionada, existem algumas brechas. Para ser impedido de se candidatar, deve-se ter ao menos um processo julgado.

... Ou seja, se o candidato estiver respondendo à 100 processos, nenhum deles julgado, ele ainda vai poder se candidatar. CLARO! Ele foi acusado injustamente CEM vezes diferentes. Pobre ser.



Entretanto, ainda há esperanças. Digamos que você seja um candidato honesto. Num país onde a grande maioria clama aos ventos que todos os políticos são corruptos, como demonstrar para a população que você é honesto? Eis uma opção para você.

O site www.fichalimpa.org.br/ tem como propósito o cadastro de aspirantes à cargos eletivos que apresentem a tão idealizada ficha limpa. Óbviamente, alguém mal-intencionado pode ingressar na lista de candidatos do site. Porém, se este for descoberto, ironicamente, poderá ser processado por isso.

Antes de iniciar o cadastro, todo o candidato deve ler o termo de condições de uso do site. A aceitação das condições apresentadas é necessária para que o candidato possa continuar o cadastro. Em seguida, o candidato deverá preencher as informações cadastrais exigidas e anexar os quatro documentos obrigatórios devidamente assinados:

• Documento declaratório de que não há condenações em outros Estados.

• Documento declaratório de que não renunciou a mandato para evitar cassação.

• Termo de compromisso.

Esperamos que esse seja o grande Q.G. dos que querem fazer a diferença. E claro, enchergar suas opções com olhos críticos. Acho que ninguém é idiota o bastante para votar em Maluf, caso este esteja no site. Até o momento, não há registros no site.

Infelizmente, tal iniciativa será reconhecida apenas quando atingir os olhos do grande público. O interesse de um político em um site é proporcional à popularidade deste.

Acessem: www.fichalimpa.org.br

E, se possível, divulguem.

Trechos desse texto foram retirados do site www.fichalimpa.org.br.
Agradecimentos: Meu professor de geopolítica, Maurício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?