domingo, 9 de maio de 2010

We are the... re-hired?

Primeiro, vamos à história:

O ano era 1994 e dois jovenzinhos estranhos e antissociais encontravam-se... no acampamento da igreja. A menina, então com 15 ou 16 anos, branquela, loura do cabelo ruim, tímida e amedrontadora não conseguia sair da saleta do piano. Ficava lá o dia todo, cantando, tocando, compondo.
O garoto, louro também, tão branco quanto e, por incrível que pareça mais estranho ainda, se apaixonou pela voz dela - e por ela também, no fim, mas isso não vem ao caso.
 Conversa vai, conversa vem os dois viram que suas composições casavam bem juntas.
Ah, quem eram os dois?
Amy Lee e Benjamim Moody, fundadores do Evanescence.

________________________________One, two, she's coming for you

Muita tinta e alisante no cabelo depois, a banda deu certo. Deu certo até demais: levou dois grammy's, vendeu 15 milhões no CD de estreia e várias Amy Leias apareceram pela rua.
Só que a parceria parou de dar certo. Ela seguiu para um lado, ele pro outro.O resto dos integrantes também: um demitido, o outro por não querer mesmo continuar. E, veja bem, a parceria - a banda dá certo até hoje, depois de vender 6 milhões de discos no segundo CD.

Mas enfim, acontece que essezinho aí resolveu voltar ao mundo musical numa nova banda, We are the Fallen - por coincidência, o nome do CD que levou os dois ao sucesso, mas enfim.
E a maior reclamação por parte dos fãs do Ev é a "imitação" que vem sendo feita pela banda nova.


Sinceramente, é imitação mesmo?

Não.
Depois da saída do Ben, o Evanescence mudou completamente de som. Não vamos discutir qualidade, por que esse assunto é pano pra manga, tão grande foi a mudança.
Então, o que podemos concluir? Quem ditava o som, o jeito da Amy se vestir, a marca dos instrumentos musicais, a parte administrativa toda? O Ben. A própria Amy admitiu isso. E, nada mais natural que ele levar esse jeito pra banda nova.
Analisando de outra forma, o Ben apenas levou o estilo que ele mesmo tinha pra outro lugar.
A vocalista nova não se prende à imagem da Amy... Ela se prende ao estereótipo me-engana-que-eu-gótico. Mesmo estereótipo que a branquela original se prendia, ora.



_____________________________Gothicuzinho

Conclusão: a imagem que a Amy seguia é a mesma que a Carly segue. E a Amy não foi, nem de longe, a primeira a usar esse artefato rock'n'rolled. Arrisco dizer que até a Avril e seu jeito pseudo-punk vieram primeiro.

Agora, deixando a imagem para lá, falemos do som.

O som lembra bastante o Ev do Fallen. De novo, natural, uma vez que quem fazia os arranjos das músicas era o Ben.

Querem uma comparação? Pegue Bring me to life, primeiro single do Evanescence, e pegue Bury me alive, primeiro single do Fallen.
Arranjos parecidos, técnica vocal idem. Riffs não fogem à regra.
Agora, continue com Bury me alive e pegue Lithium, do segundo CD do Evanescence.
Técnicas vocais continuam seguindo a mesma linha, já que as duas têm um estilo parecido de cantar(sem imitação, não entendam errado), com notas altas, gritos, gemidos, enfim. Instrumental completamente diferente.
Novamente, a Carly não imita a Amy, a Carly segue o estereótipo de cantora gótheka que a Amy seguia.

Enfim, quanto à música, recomendo como experiência antropológica. Mas, pra quem não curte esse estilo de darkness e revolta do início do Evanescence (como eu mesma), não vai curtir.




 ____________________Roberto Justus diz: você está... caído!

Ah, a Carly realmente canta bem ao vivo, apesar de eu não gostar da voz ovo-na-boca dela, mas isso é de cada um. The fallen, diferente do Evanescence, tem uma interação ao vivo muito boa. Realmente dá pra sentir o sentimento de banda, coisa que o Ev jamais recuperou. 


12 comentários:

Nuno Nunes disse...

We are the Fallen, foi fundado pra plagiar o Evanescence mesmo. Até a cantora dessa bandinha de merda parece com a Amy Lee. As músicas não cheam nem aos pés do Evanescence, por que apesar de Ben Moody ser quem fazia os arranjos das músicas, o diferencial do Evanescence era a voz da Amy Lee. Tanto que o álbum The Open Door foi tão bom quanto o Fallen. E não, a Carly usa as mesmas técnicas de canto da Amy, exatamente para plagiar algo que já é belo, para não correr o risco. E em relação a autora da matéria, meça as suas palavras, se quiser criticar algo faça-o com classe e respeito pelo criticado.

Anônimo disse...

não acho q seja copia. copia seria se n tivesse ex membros do evans na banda uéé! ainda + ben moody ( o criador do estilo do Evanescence) vejo como ex integrantes q gostando desse estilo "gotico pop" dando continuidade ao som. ela tb não imita a amy lee! é questão do estilo. na moral...n sei pq sempre falam q toda vocalista de banda de metal meio sinfonica ou gotica imita a amy!!!
amy toca bem piano (muitoo mesmo)e é muito bonita + na voz a melhor p mim é a Tarja (ex nightwish) pq essa eu nuunca vi desafinar ao vivo.

Anônimo disse...

ão acho q seja copia. copia seria se n tivesse ex membros do evans na banda uéé! ainda + ben moody ( o criador do estilo do Evanescence) vejo como ex integrantes q gostando desse estilo "gotico pop" dando continuidade ao som. ela tb não imita a amy lee! é questão do estilo. na moral...n sei pq sempre falam q toda vocalista de banda de metal meio sinfonica ou gotica imita a amy!!!
amy toca bem piano (muitoo mesmo)e é muito bonita + na voz a melhor p mim é a Tarja (ex nightwish) pq essa eu nuunca vi desafinar ao vivo.

Anônimo disse...

Não viaja ... Não tem nada de imitação no WATF. O Ben tem o estilo dele, que deixou marcado no EV pois era ele um dos responsáveis pelo estilo daquela banda. O kra segui a vida e levou com ele a bagagem que já tinha. Não tem nada mais natural que isso kra...Que bobagem essa mania de imitação!!! O EV mudou completamente...o 2° disco não é nem de longe o sucesso do 1°. Tem gente dizendo que é tão bom quando o 1° mas então porque será que só vendeu a metado do que vendou o 1° disco???? Sejam realistas...o 2° disco do EV não fez a metade do sucesso do 1°! Já o 3° tá muito bom...MESMO...Eu curto o EV e não vejo nada de plágio no WATF. Quanta bobagem!

Anônimo disse...

Complementando...concordo com o autor do post que diz que o EV é fraco ao vivo. Fui no Show ao vivo em Porto Alegre (do 2° disco), e assisti ao Show do Rock 'n Rio (2011) e vi o suficiente pra dizer que é fraco ao vivo. Assistam aos videos do EV no Rock 'n Rio que estão no YouTube kra...é fraco, o som das guitarras é baixo, parece que dá uns brancos no som...parece que falta alguma coisa...falta emoção no som. A Amy é FODA kra...a mulher canta pra Kralho...mas o som da banda não é legal ao vivo. Sei que são estilos diferentes mas quem já foi em um Show do Metallica, do Sepultura, do Angra ou até mesmo do Nigthwish sabe o que é poder de som ao vivo. Eu fui em todos e posso dizer, o instrumental do EV é fraco ao vivo! Já a Amy segue sendo ESPETACULAR...

Anônimo disse...

Sinceramente acompanho esta banda faz e tempo e Amy Lee detona dizem que e fraco a parte de som se fosem fracos não faziam sucesso.E pela historia que vi falar Ben Mondy que abandono com seu jeito covarde de deixar no meio de uma turne na Europa.Isto mostra o pouco carater e compromentimento com a banda, e falta de consideração com os fãs.E quem segurou a bronca sozinho a vocalista Amy Lee.Que até hoje faz sucesso ,e diferença no palco.Antes de criticar vejam oque a banda já passou pra continuar nos dando o prazer de ouvir o som dessa grande cantora que teve atitude de continuar remontar a banda e seguir em frente e não deixar os fãs a ver navios.Evanescence e nota 1.000000.....

Anônimo disse...

vai rpocurar o que fazer.

Anônimo disse...

Sem comentários evanescence é a melhor Banda e sempre vai ser, sou super fã da amy lee.Ela tem a melhor voz. Para quem descorda vai pra merda.

Anônimo disse...

humm eu diria que a Amy lee sempre foi uma ótima cantora a a Tarja é realmente uma vocalísta extraordinária mas ela ea Emy lee tem estilos diferentes sou fã das duas eu diria que essas questões depende de quem as vê e de quem gosta!.

MARIANA disse...

A Amy Lee canta pra kralho..as notas agudas dela eu tenho certeza que nenhuma cantora consegui fazer..realmente a tarja canta d+.mais prefiro a amy.. Pois Sou Muito Fã da Banda.
Kara a voz dela é muito linda,voz angelical TLG
10 d+.

Jessy disse...

Impossível não fazer comparações ao Evanescence, já que até os integrantes são os mesmos! Só não conseguiram o Will Boyd porque ele saiu da banda para não tocar em mais nenhuma!
Já que os motivos pelos quais Ben Moody saiu, e o que sucedeu-se disto, ele provavelmente quis se vingar ao formar essa banda! Mas o que ele deve entender é que ele é só um guitarrista! Sim! Ele quem convenceu Amy a formar uma banda e ajudou nas primeiras músicas, OBRIGADA, mas as músicas falam sobre Amy e você saiu e a banda continuou, porque o Evanescence é a Amy Lee em banda! Por isso ela não tem um projeto solo! Sem o Terry sim, esta seria uma perda, mas sem Ben! Olha o Evanescence e Amy Lee fazendo cds maravilhosos e sempre sendo considerados os melhores!
Ben! Você quis, mas o que te tornou público foi o talento de Amy Lee!!!

Jessy disse...

Mas que crítica desreipeitosa!
Já teve tempo pra pensar no que escreveu, né? Espero que tenha se arrependido, já que foi ridículo e desnecessário!

Postar um comentário

Já comentou?