quinta-feira, 9 de julho de 2009

Monstros no cinema: Morte!! [4]

Opa opa opa!! Antes de mais nada, quero deixar bem claro que não estamos falando da Nicole!! Hehe



Então, senhoras e senhores...
Não há muito o que comentar sobre esse personagem... o Ceifeiro... aquele que vem buscar as almas e levá-las para o mundo dos mortos. A personificação do maior medo do homem.
No inglês, "The Reaper", no japonês, "Shinigami", no hindu, "Yamaraj"... Enfim... a morte, galera!!

Com aquela foice, deve ser fácil arrumar um jardim...




Como explicar a lenda da Morte?! Bem, a morte existe desde o início da vida. O que aconteceu foi que muitos povos resolveram personficar o fim de suas vidas. Começou com os gregos. Para eles, o ser humano não deixava de existir por razão de "coincidências". Havia sim uma entidade que controlava quem "ia e quem ficava".

Na cultura Helenita, a morte era representada como "Thanatos", um jovem anjo, considerado por muitos como uma entidade bondosa. Como para os gregos a morte era algo inevitável, Thanatos era sempre retratado como alguém gentil, que cumpria seu papel levando aqueles que haviam terminado seus dias na terra para o submundo de Hades. Havia também a irmã de Thanatos, "Keres", que era um espirito maldoso que se apoderava das almas daqueles que morriam de forma violenta. Era retratada como uma fera com garras e penas, que se alimentava dos corpos daqueles mortos nos campos de batalha.

O mais antigo registro de personficação da morte, porém, acontece nas culturas Abraâmicas [as religiões baseadas na Bíblia], quando o mesmo é citado como o Anjo da Morte, um servo de Deus que tinha como missão levar os homens cuja vida acabara para o purgatório. Esse mesmo anjo era citado em diversas passagens do Antigo Testamento, e por isso é várias vezes confundido com Lucifer, o coisa ruim. Porém, ambos são entidades diferentes. Enquanto Lucifer caiu para o Inferno, o Anjo da Morte continua servindo a Deus no Paraíso.


Sorria, você está sendo morto!


Apesar de todas as culturas antigas retratarem a morte como uma entidade sempre com a mesma função, muito variadas eram suas versões. Veja algumas das culturas e como elas personificavam a morte:
  • Germânica: Uma versão sombria de Odin. Grimmir, um idoso com longas barbas.
  • Cêltica: Ankou, um velho em um manto negro, carregando uma foice. Bem parecido com o mito atual, do ceifeiro.
  • Egipicia: Anubis. Um deus meio-cão meio-homem, que vivia na escuridão e buscava as almas caídas para seus reinos.
  • Eslava: Uma linda mulher com um manto branco e uma pequena muda de planta na mão. Qualquer um tocado pela muda, cairia num sono profundo e eterno.
  • Baltica: Giltrinè. Uma velha nada bela e com um longo nariz azul e uma língua venenosa. Segundo a lenda, ela era uma jovem muito bela, mas ficou presa em um caixão por 7 anos [lembrando que na antiguidade, 7 significava "infinito"] tornando-se uma bruxa rancorosa e maligna. É irmã de Laima, a deusa da vida. Esse parentesco representaria a conexão entre vida e morte.
  • Européia Século XIV: Nesta época na Europa é que foi criada a figura atual da morte: o ceifeiro. O esqueleto vestindo um manto negro e com a enorme foice. É comumente conhecido como "Grim Reaper". Segundo pesquisas, o Grim seria derivado de Grimmir, a entidade da morte da cultura Germânica.
A Morte pede car... ahn... PEDIA carona... he!

NO CINEMA!!

  • O Sétimo Selo: Filme clássico, lançado em 1956 [nem seus pais eram nascidos!!], narra a história de um cavaleiro que, retornando das cruzadas, encontra sua terra devastada pela Peste Negra. Quando em seu caminho, encontra com a morte, e convencê-a a jogar com ele uma partida de Xadrez, tentando recuperar a vida de seus conterrâneos.
  • Os Espíritos: Filme de 1996, estrelado por Michael J. Fox [aquele do "De volta para o futuro."] como um detetive paranormal que é enviado para uma cidade para investigar uma série de mortes inexplicáveis. Lá, ele se mete em um bocado de confusões, encarando até a Morte!
Talvez até tenha algum outro filme com esses caras aí... mas eu não lembro =X

NOS ANIMES!!

Aqui fica fácil a minha vida...
  • DEATH NOTE: Eu preciso realmente comentar? O Deus da morte Ryuuku joga seu "Death Note" na terra e espera que algum humano pegue-o e faça algo fascinante. Parece simples, mas com base nisso se desenrola uma das mais sensacionais histórias do universo "Anime".
  • Soul Eater: Conta a história dos estudantes da Shibusen, uma escola que treina lutares para servirem ao Deus da Morte, sendo que o próprio é o diretor da escola.
  • Bleach: Não fala exatamente sobre "O" deus da morte, mas sobre vários deles. Todos os membros da Soul Society são Shinigamis, ou seja, Deuses da morte. Narra a história de Ichigo, um humano que recebe os poderes de Shinigami e começa o seu trabalho como guia dos espiritos.
E tem mais uns tantos... mas daí... eu não vou citá-los aqui... Hehe
SHINIGAMI CHOOOOOOOP!!

Curiosidades:
  • Na Grécia antiga, as almas dos mortos eram buscadas por Thanatos e largadas nas terras de Hades. Porém, entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos havia o Rio Styx e para atravessá-lo era preciso a permissão do Barqueiro, e esse só ajudava aqueles que pagavam por seus serviços. Por isso, os gregos colocavam moedas junto aos corpos dos mortos.
  • Na Europa, como o Ceifeiro era considerado o responsável por escolher quem morria e quem vivia, muitos humanos acreditavam que era possível negociar com a entidade, ou até mesmo enganá-la. Com base nisso é que surgiram milhares de mitos, que se mutlitplicam até hoje.
  • Na cultura antiga do Japão, a Deusa da Morte é também a Deusa da Vida. Izanami, a mãe de todos os Deuses, era esposa de Izanagi. Um dia, enquanto ela dava luz aos deuses do fogo, suas chamas a queimaram e ela foi enviada ao mundo dos mortos para se recuperar. Porém ela ficou lá por muito tempo e seu marido, Izanagi, resolveu ir buscá-la. Chegando lá, ele descobre que Izanami estava dando a luz a demônios e que havia se tornado uma entidade monstruosa. Izanagi então coloca uma pedra na entrada do submundo para impedir que sua esposa retornasse. Ela então promete que matará 1000 pessoas por dia, como vingança, tornando-se assim a Deusa da Morte.
Bom...
O que dizer desse cara aí... É a morte né! Hehe
Desculpem a demora, pessoal... tive uns problemas de saúde aí e tava ruim pra fazer qualquer coisa...
Mas enfim. Estou melhor e trabalhando de novo \o\
O artigo não ficou lá essas coisas, mas enfim. Tá informativo.
AAAAAh, quase esqueci...

Tá... tá mais pra vampira do que pra Morte... mas... aaaah, vampiras *-*


Tá, fico devendo a foto de uma Morte gos... ahn... bem apessoada...
Hehe

Bom, tentarei fazer o próximo no prazo certo, tá? Mas não prometo nada...
Enfim...
Semana que vem: eu tenho até medo de fazer um artigo sobre elas, visto a magnitude das tais, mas enfim...
Vamos fingir que é dia 31 de outubro e nos preparar para as BRUXAS!!
Ha ha!

Be afraid =D


6 comentários:

Stefanie disse...

e a Dona Morte da turma da Mônica? não conta? ù_ú
brinks, ficou legal o post *-*

Stefanie disse...

http://i39.tinypic.com/6qg0no.png

:D

Adrianna Alberti disse...

Oi linda... nossa adoro seus posts de monstros no cinema #) ... aliás obrigada pelo comentário =)
beijo beijo

Rafael disse...

a dona morte da turma da mônica conta sim u_u'
mas eu esqueci dela... =X

dri
obrigado pelo comentário... mas sério, aquele "Oi linda..." me deixou encafifado...

morte disse...

shinigami choop

Stefanie disse...

cadê o post sobre as bruxas? Ò_ó

Postar um comentário

Já comentou?