10. WARREN STEED JEFFS
Recompensa - 210 mil reais
Procurado desde - Maio de 2006
Warren era o líder de uma seita com mais de 10 mil seguidores nos Estados Unidos, Canadá e México. O problema é que o cara pregava a poligamia e era fanático por garotinhas, incesto e outras bizarrices. Suspeita-se que o "profeta", procurado por estupro e relações sexuais com menores, banque sua fuga com doações dos fiéis.
Curiosidade - Warren teria mais de 70 esposas, incluindo um monte de viúvas do seu pai,fundador da seita.
9. JORGE ALBERTO LOPEZ-OROZCO
Recompensa - 210 mil reais
Procurado desde - março de 2005
No ranking, se o valor da recompensa é o mesmo (isso acontece, por exemplo, do 10o ao 5o lugar), o criminoso há mais tempo na lista é considerado o mais procurado. Jorge está na nona posição por causa de um crime de 2002. O mexicano matou a tiros a namorada Becky e dois filhos dela, e teria se pirulitado para o México.
Curiosidade - Suspeita-se de crime passional. Jorge era casado com outra mulher e Becky estaria pensando em terminar o namoro com ele.
8. ROBERT WILLIAM FISHER
Recompensa - 210 mil reais
Procurado desde - junho de 2002
Esse americano de 45 anos viveu numa boa no estado do Arizona até abril de 2001, quando o cara surtou: atirou na cabeça da esposa Mary Jean e cortou a garganta dos filhos Britney e Robert Jr., de 12 e 10 anos, respectivamente. Depois de dar um fim à família, Fisher incendiou a própria casa com os corpos lá dentro. O único poupado foi o cachorro, que o assassino fez questão de levar na fuga.
Curiosidade - No fim de 2005, um perfil com nome e fotos de Robert Fisher foi criado no site de relacionamentos MySpace, parecido com o orkut. Ninguém sabe se era trote ou não...
7. RICHARD STEVE GOLDBERG
Recompensa - 210 mil reais
Procurado desde - junho de 2002
Apesar de ter sido presidente de um clube de tiro em Long Beach, nos Estados Unidos, os delitos de Richard não têm nada a ver com armas de fogo. Ele é mais um criminoso envolvido com crimes de origem sexual. O maníaco, que hoje tem 60 anos, abusava de meninas com menos de 10 anos na Califórnia - e ainda por cima filmava tudo para armazenar em seu computador pessoal!
Curiosidade - O critério de desempate entre o pedófilo e o assassino do item anterior é a idade. Richard ficou na frente porque consideramos que quanto mais velho o fugitivo, maior a dificuldade em escapar do FBI.
6. GLEN STEWART GODWIN
Recompensa - 210 mil reais
Procurado desde - dezembro de 1996
Chegamos ao fugitivo mais liso da lista! A primeira fuga de Glen rolou em 1987, enquanto cumpria pena de 26 anos por assassinato em uma prisão de segurança máxima na Califórnia. Recapturado no mesmo ano por tráfico de drogas, foi enviado para uma prisão em Guadalajara, no México. Em 1991, o cara matou um companheiro de cela e adivinha? Se mandou do xadrez de novo!
Curiosidade - Como Glen é fluente em espanhol, suspeita-se que ele esteja viajando pela América Latina traficando drogas.
5. DONALD EUGENE WEBB
Recompensa - 210 mil reais
Procurado desde - maio de 1981
Esse americano de 74 anos era um reles assaltante de joalherias até desrespeitar o sinal vermelho em uma pequena cidade da Pensilvânia. Um policial parou o carro de Donald, e os dois começaram a brigar. Donald foi baleado no braço, mas conseguiu derrubar o policial e disparar dois tiros fatais. O criminoso nunca foi encontrado - há quem suspeite que ele tenha morrido logo depois da briga.
Curiosidade - Desde que o FBI começou a divulgar seus dez mais procurados, em 1950, nenhum criminoso ficou tanto tempo na lista como Donald.
4. JAMES J. BULGER
Recompensa - 2,1 milhões de reais
Procurado desde - agosto de 1999
Com 76 anos, James é o criminoso mais velho da lista - e também é o mais versátil: ele é procurado por assassinato, extorsão, distribuição de narcóticos e (ufa!) lavagem de dinheiro. Conhecido pelo temperamento violento, James foi um dos nomes mais influentes da máfia de Boston, onde comandava uma quadrilha especializada em extorsão e tráfico de drogas.
Curiosidade - O velhinho foi visto pela última vez em Londres, em 2002. Um sujeito reconheceu o fugitivo na lista dos dez mais procurados do FBI que ele viu no filme Hannibal.
3. VICTOR MANUEL GERENA
Recompensa - 2,1 milhões de reais
Procurado desde - maio de 1984
Estava faltando um ladrão à moda antiga! Em 1983, Victor roubou 7 milhões de dólares de uma companhia de seguros no estado americano de Connecticut, nos Estados Unidos. Na ocasião, ele sedou e algemou dois funcionários da empresa para "retirar" a bolada. Mas não matou ninguém.
Curiosidade - Por causa da origem porto-riquenha, suspeita-se que Victor tenha fugido para Porto Rico ou Cuba.
2. DIEGO LEON MONTOYA SANCHEZ
Recompensa - 10,6 milhões de reais
Procurado desde - maio de 2004
Esse colombiano tem uma "carreira" muito bem-sucedida em seu ramo de negócios, o tráfico de drogas. Calcula-se que Diego seja responsável pela produção e distribuição de pelo menos 30% da cocaína consumida nos Estados Unidos.
Curiosidade - Diego é um dos cabeças do violento Cartel do Vale do Norte, na Colômbia. Atualmente, suspeita-se que ele esteja sob proteção das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC), grupo paramilitar de extrema direita.
1. OSAMA BIN LADEN
Recompensa - 57 milhões de reais
Procurado desde - junho de 1999
Se você acha que Osama se tornou o cara mais procurado do planeta por causa das 3 mil mortes nos atentados de 11 de setembro de 2001, vai se surpreender ao saber que o FBI está atrás dele desde 1998. Ele é acusado pelas explosões das embaixadas dos Estados Unidos na Tanzânia e no Quênia, matando mais de 200 pessoas. Depois dessa, ninguém imaginava que um terrorista fugitivo pudesse causar tanto estrago com um novo ataque - ainda mais dentro dos Estados Unidos...
Curiosidade - Os Estados Unidos têm uma ligação antiga com o líder da Al Qaeda. Durante a guerra fria, a CIA, o serviço de inteligência americano, treinou o saudita e seus comandados para proteger o Afeganistão dos ataques da antiga União Soviética. Se arrependimento matasse...
Um comentário:
ow... podia ser lançado um jogo de play dois onde o objetivo é achar o Osama 8D -qtau/
Postar um comentário
Já comentou?